
O periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, se reproduziu na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada no Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), após 114 anos sem registros reprodutivos na região.
O nascimento de três filhotes da espécie (Pyrrhura griseipectus) é considerado um marco histórico. O acontecimento é resultado da ação do Projeto Refaunar Arvorar, uma iniciativa do Parque Arvorar em parceria com as ONGs Aquasis e Associação Caatinga, com apoio do Ibama.
A ave foi completamente extinto em algumas regiões do Nordeste ao longo dos últimos 50 anos e, até 2017, figurava na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. A última vez que a reprodução da espécie foi registrada no Ceará foi no início do século passado. Atualmente, muitas das áreas onde a espécie já foi encontrada não oferecem condições ambientais adequadas para sua sobrevivência.
Graças às ações de conservação, a espécie passou da classificação de “criticamente em perigo” (CR) para “em perigo” (EN) na lista vermelha. A expectativa é que o risco de desaparecimento continue diminuindo nos próximos anos. O objetivo da reintrodução da espécie é alcançar um nível de diversidade genética semelhante ao da população original, na Serra de Baturité, que é de 90%. Para isso, o monitoramento das populações é feito diariamente.
As ações incluem:
- Fornecimento de alimentação suplementar;
- Acompanhamento dos locais de dormida;
- Comportamento reprodutivo;
- Taxa de sobrevivência das aves.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.