PUBLICIDADE

Pesquisa Alternativa Dados: Leonardo Araújo assume a liderança na disputa pela Prefeitura de Palmácia

O candidato do PSB à prefeitura de Palmácia, Leonardo Araújo (PSB) assumiu a liderança na disputa eleitoral naquele município. Segundo pesquisa realizada pela Alternativa Dados Estatísticos, divulgada nesta quinta-feira (19), Leonardo e o candidato a vice, Júnior Holanda (PSB), estão com 55,28% enquanto que a chapa adversária, encabeçada por Marcondes Barbosa (PT) e Jeyson da Baixada (MDB) na vice tem 35,18% das intenções de voto. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o n° CE-05260/2024, foi contratada pela Rede Integrada de Comunicação ANC e realizada nos últimos dias 11 e 12 de setembro. Foram ouvidos 297 eleitores nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, ao responderem sobre a intenção de voto em Leonardo Araújo, 56,28% dos eleitores da sede, e 51,3% da zona rural, responderam que votariam com certeza no candidato. A mesma pergunta foi feita para o candidato Marcondes. No caso dele, 31,82% da sede, e 33,33% da zona rural, responderam que votariam com certeza no candidato do PT. Leonardo tem quase 25 pontos percentuais a mais do que Marcondes, entre a intenção de voto dos eleitores da zona urbana de Palmácia.

Conforme a pesquisa, Leonardo Araújo tem maioria em todos os bairros da sede e distritos, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Em Caboclos, por exemplo, o candidato do PSB tem 50% da intenção de votos na espontânea e 70% na estimulada. Marcondes obteve 10% e 30% na mesma pesquisa. Em São Francisco, Leonardo deve ser  a opção de voto para 72,73% do eleitorado, enquanto que Marcondes foi lembrado por 18,18% dos entrevistados.

Na zona rural, em Araticum, Leonardo Araújo foi o nome escolhido por 76,92% dos que responderam a pesquisa e Marcondes, 7,69%. Ali, 15,38% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder em quem deve votar para prefeito de Palmácia.

Perfil do eleitorado:

Do total de entrevistados, 163 moram na sede e outros 134 na zona rural. As mulheres representam 51% dos entrevistados, enquanto que os homens somaram 49%. Dos eleitores que responderam a pesquisa, 16% estão na faixa etária entre 16 e 24 anos, 50% têm entre 25 e 49 anos e 34% têm 50 anos ou mais. A grande maioria dos entrevistados respondeu que a renda é de até um salário mínimo, o mesmo percentual dos que afirmaram não existir renda fixa familiar. Dez por cento dos que responderam afirmaram ter renda familiar de até três salários mínimos e os que recebem mais de 3,1 salários mínimos representam 2% dos entrevistados

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir