PUBLICIDADE

Pesquisa aponta cautela e endividamento de brasileiros na Black Friday

Uma pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que 72% dos consumidores afirmam se planejar financeiramente para as compras da Black Friday. Apesar disso, 23% já ultrapassaram o limite do cartão de crédito em edições anteriores e outros 12% se endividaram tentando aproveitar descontos.

Entre os participantes da pesquisa, 42% afirmam que vão participar da Black Friday “com certeza”. O principal motivo segue sendo o preço, que foi citado por 41% dos entrevistados. Um destaque do levantamento é que 32% pretendem usar a data para pagar dívidas, enquanto 25% planejam parcelar os débitos.

Os produtos de tecnologia aparecem no topo da lista de intenção de compras, com 41% dos consumidores planejando adquirir celulares, TVs e computadores. Eletrodomésticos seguem na preferência de 35% dos entrevistados.

Pesquisa aponta cautela e endividamento de brasileiros na Black Friday
Foto: Anderson Coelho/ND

Em relação ao comportamento do consumidor, 60% pesquisam e comparam preços antes de concluir a compra. Entre as principais motivações, 39% buscam aproveitar descontos, 19% comprar algo já planejado e 12% repor itens de uso frequente por preços menores.

Em relação aos canais de compra, o comércio eletrônico lidera com 47%, seguido de lojas físicas (44%) e aplicativos de varejistas e marketplaces (28%). No que diz respeito à forma de pagamento, o parcelamento no cartão predomina: 44% planejam parcelar, 34% usar Pix, 10% optar por crédito à vista, 8% boleto, 3% débito online e 1% outros meios.

Até 27 de novembro, a Serasa promove a Pré-Black Friday no Serasa Crédito, marketplace que oferece condições especiais de parceiros para contratação de cartões e serviços financeiros. Isso inclui acúmulo de pontos, cashback, cartões adicionais, cartão virtual e pacotes de seguros e assistências.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir