Nesta quarta-feira (26), a pesquisa Gestão do Território 2024 foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informando que mais da metade dos municípios cearenses são centros de gestão do território. O estudo revela que 101 municípios do Estado do Ceará são responsáveis pelo papel de comando na rede urbana, tanto do ponto de vista empresarial quanto da gestão pública.
A capital cearense é a sétima no ranking nacional de intensidade das ligações empresariais, com 11.553 ligações, o município está entre os dez no ranking nacional dos principais centros de gestão pública.
As cidades que se caracterizam como Centros de Gestão do Território são aquelas que exercem influência administrativa e econômica sobre um determinado território. Possuem, simultaneamente, entidades de instituições públicas descentralizadas e unidades locais de empresas multilocalizadas, quer sejam elas sedes, quer sejam filiais.
O fato de Fortaleza abrigar importantes sedes de instituições públicas, bem como suas instâncias inferiores, faz com que um grande número de empresas também seja atraída para esse centro urbano, uma vez que instituições públicas demandam bens e serviços ofertados pelo mercado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.