A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta índice de insatisfação sobre segurança em Caucaia

Caucaia, a 20 km de Fortaleza, lida diariamente com as disputas territoriais entre três facções criminosas. Apenas neste ano, a cidade já contabiliza 182 homicídios e 1.083 roubos, colocando a violência como um dos principais problemas enfrentados pela população. O índice de medo da população acerca do assunto foi destacado por 93,6% da população, de acordo com a pesquisa Atlas/O POVO, realizada entre os dias 13 e 18 de agosto deste ano.

Esse número é mais de 20 pontos percentuais superior ao da saúde, que aparece como o segundo maior problema, citado por 66,4% dos entrevistados. Entre os eleitores que concluíram o ensino fundamental, todos apontaram a criminalidade como uma das questões mais graves do município.

A pesquisa também abordou o impacto das facções criminosas no dia a dia dos moradores, revelando que 28,3% dos entrevistados afirmaram que a presença dessas organizações sempre afeta o acesso a serviços e o deslocamento nas áreas em que residem. Outras respostas indicaram que 25,6% raramente sofrem com essa influência, 23,5% frequentemente a vivenciam, enquanto 22,6% disseram nunca ter enfrentado esse tipo de dificuldade.

Pesquisa aponta índice de insatisfação sobre segurança em Caucaia
Foto: Reprodução/O Povo

A pesquisa ainda indicou insatisfação da população com a gestão da segurança pública no município. Entre os nove aspectos avaliados, “ordem urbana e segurança pública” foi o pior, com apenas 7% dos entrevistados considerando o desempenho da Prefeitura como “ótimo” ou “bom”. A maioria, com 81%, avaliou a atuação da gestão como “ruim” ou “péssima” e 12% a classificaram como “regular”.

A saúde ficou na penúltima colocação, com apenas 13% de aprovação. Enquanto isso, o transporte público foi o setor mais bem avaliado, com 54% de aprovação. A pesquisa ouviu 810 pessoas, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

Dados

Até o dia 20 de agosto, Caucaia já registrava 182 homicídios, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com uma taxa de 51,16 mortes para cada 100 mil habitantes, a cidade é o 15º município mais violento do Ceará. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, apenas Maranguape, também na Região Metropolitana, apresenta um índice mais alto, com 62 assassinatos e uma taxa de 59 homicídios por 100 mil habitantes.

Além disso, Caucaia ocupa a segunda posição no ranking de roubos, com 1.083 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados entre janeiro e julho deste ano. Na liderança, aparece Fortaleza, que contabilizou 15.744 casos no mesmo período.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir