O estudo Vem Chegando o Natal, realizado pela Globo, indica que 82,6% da população pretende celebrar o Natal e 72% já estão planejando as compras. Entre esses, quase metade (48%) estima gastar acima de R$ 300. Em relação a prazos, a maioria deve realizar as compras entre 15 e 30 dias antes do dia 25 de dezembro.
As preferências dos consumidores para a data apontam grande interesse por eletrônicos, itens personalizados, produtos de bem-estar e decoração para casa. O setor alimentício, impulsionado pelos produtos típicos, também promete um bom desempenho. A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) projeta um aumento de 3% a 5% nas vendas de panetones, massas e outros itens de fim de ano, em comparação a 2023.
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, está otimista com as previsões, que indicam crescimento nas vendas em relação ao ano passado. “Sabemos que o Natal é o período de maior movimentação da economia no ano, impulsionado pelo incremento de benefícios como o décimo-terceiro, abonos, férias e outras gratificações. O varejo estará preparado para atender a essa grande demanda com mais colaboradores em atividade, além das ofertas e facilidades para garantir comodidade e segurança para os consumidores”, comentou.
Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito continua liderando, com 33,2% da preferência dos consumidores, seguido de perto pelo débito (30,2%) e Pix (20,5%). Quando se trata de presentes, roupas aparecem como a escolha principal, mencionadas por 32,06% dos entrevistados. Brinquedos (18%) e calçados (15,08%) ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Outros itens como produtos de cuidado pessoal (12,73%), acessórios (8,34%) e eletrônicos (4,39%) também estão na lista de desejos.
Para evitar começar o ano seguinte com dívidas, especialistas aconselham que as compras sejam feitas, sempre que possível, à vista. Dessa forma, é possível evitar juros ou parcelas prolongadas que podem comprometer o orçamento em 2025.
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