Pesquisa Jangadeiro/Ideia sobre a intenção de voto na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, divulgada nesta segunda-feira (1º/07), mostra um cenário indefinido na corrida eleitoral. Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados, Capitão Wagner (União Brasil) aparece com 31% das intenções de voto, seguido pelo prefeito José Sarto (PDT), que tem 22%. Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão tecnicamente empatados. Evandro tem 12% e André aparece com 13% das intenções de voto. A situação é a mesma de Eduardo Girão (Novo) e Célio Studart (PSD), empatados com 5% cada. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, Zé Batista (PSTU) aparece com 1% enquanto que os pré-candidatos Técio Nunes, do PSOL, e Haroldo Neto (UP) ficaram com menos de 1% das intenções de voto. Os que pretendem votar branco ou nulo comam 11% e os que ainda não sabem em quem votar representa 4% dos entrevistados.
Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor deve votar, sem mencionar os nomes dos pré-candidatos, o cenário é totalmente indefinido. Somados os percentuais de Wagner, Sarto, André e Evandro, eles perdem em termos percentual para os eleitores indecisos. A pesquisa mostra que 53% dos entrevistados ainda não sabem ou não quiseram revelar em quem pretendem votar no dia 06 de outubro. Os votos em branco e nulo somam 7%. Capitão Wagner, Sarto, André Fernandes e Evandro Leitão estão tecnicamente empatados, com 10%, 9%, 8% e 5%, respectivamente. Juntos eles reúnem apenas 32% da intenção de votos, na pesquisa espontânea.
Se considerar a margem de erro de 3%, para mais ou menos, André, Evandro e Eduardo Girão aparecem em empate técnico. Célio Studart, com 1%, também está tecnicamente empatado com Evandro Leitão e Eduardo Girão.
Conforme a pesquisa, Sarto detém a maior rejeição, com 33%, seguido de Capitão Wagner, com 25% e André Fernandes, com 23%. A rejeição aos nomes de Eduardo Girão e Evandro Leitão atingiu o mesmo patamar, com 20% cada. Célio Studart, 18%. Haroldo Neto, Técio Nunes e Zé Batista empataram com 14% de rejeição.
A pesquisa está registrada no TSE e foi realizada entre 25 e 30 de junho e ouviu 1 mil eleitores com mais de 16 anos. A taxa de confiança é de 95%.