Nesta quinta-feira (14/11), a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), através de seu Comitê de Prevenção e Combate à Violência, apresenta os resultados da pesquisa “Vidas por um Fio – Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”. A divulgação faz parte da programação da 7ª edição do Seminário Cada Vida Importa.
O estudo busca examinar as condições de reinserção social de adolescentes que passaram por internações socioeducativas, discutindo a importância de incluí-los em programas que ofereçam novas oportunidades. Dados mostram que, se não houver intervenções de proteção social dentro de até quinze meses após a saída desses jovens do sistema socioeducativo, o risco de mortalidade ou reincidência tende a aumentar.
Os resultados ressaltam o estado de vulnerabilidade enfrentado por esses adolescentes e apresentam um panorama de suas experiências e oportunidades antes e depois do cumprimento das medidas socioeducativas. O estudo também discute a influência de aspectos como apoio familiar e comunitário, relações com o sistema de justiça, situação escolar, acesso a políticas públicas, empregabilidade e as condições de permanência nas unidades socioeducativas.
Esse lançamento faz parte das atividades da Semana Cada Vida Importa, uma ação instituída pela Lei Estadual n.º 16.482/2017. O objetivo é articular esforços entre a sociedade civil e o governo no enfrentamento à violência e na redução da mortalidade juvenil no Ceará.
Serviço
Lançamento da pesquisa “Vidas por um Fio”
Data: Quinta-feira, 14 de novembro
Horário: 13h
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, bairro Moura Brasil, Fortaleza – CE
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.