Uma pesquisa nacional realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, analisou a intenção de compras dos brasileiros na Black Friday. Entre os 1.702 entrevistados, 37,3% afirmaram que planejam aproveitar a data para consumir, enquanto 32,8% indicaram que não pretendem fazer compras e 30% ainda estão indecisos.
Comparando com o levantamento do ano passado, houve uma queda no número de consumidores decididos a comprar, além de uma redução entre aqueles que não têm intenção de consumo. Em contrapartida, o grupo de indecisos cresceu.
Os principais fatores que motivam os consumidores a comprar durante a Black Friday são variados. A pesquisa revelou que 22,2% pretendem antecipar as compras de natal, enquanto 46,5% buscam adquirir itens de necessidade. No entanto, o principal atrativo são as promoções e descontos exclusivos, mencionados por 51,0% dos entrevistados.
Dos consumidores que pretendem realizar compras na Black Friday, 46,4% planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 26,0% estão menos dispostos a aumentar o orçamento. Em termos de valores, a maioria (53,6%) prevê gastar entre R$ 50,00 e R$ 600,00. O aumento na disposição para gastar mais pode estar relacionado ao crescimento da ocupação e da renda, fatores que fortalecem o poder de compra da população.
A pesquisa também apontou que as grandes redes de varejo continuam sendo o destino preferido dos consumidores, com 59,6% das intenções de compra. Além disso, o comércio on-line se consolida como o principal meio de consumo, sendo citado por 54,5% dos participantes, que pretendem utilizar computador, celular ou tablet para realizar as transações.
Entre os produtos e serviços mais desejados, diversas categorias se destacaram, assim como as opções de pagamento preferidas. Os consumidores podem optar tanto por pagamentos à vista, como dinheiro, débito ou PIX, quanto pela modalidade parcelada.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.