PUBLICIDADE

Pesquisa revela que 64% dos aposentados consideram o benefício insuficiente

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou um panorama financeiro detalhado dos aposentados no Brasil. O levantamento, que entrevistou 1.052 brasileiros já aposentados ou próximos da aposentadoria, foi divulgado em comemoração ao Dia do Aposentado, celebrado nesta sexta-feira (24).

Dos aposentados, 64% consideram o benefício abaixo do ideal, afetando o padrão de vida. Além disso, 37% não se prepararam financeiramente, e 23% dos que estão próximos de se aposentar não possuem planejamento. Outros 41% iniciaram um planejamento, mas não seguiram de forma consistente.

Ainda de acordo com o levantamento, 60% dos trabalhadores começaram a se organizar financeiramente apenas cinco anos antes da aposentadoria.

“É fundamental que o trabalhador prestes a se aposentar se planeje financeiramente, prevendo os possíveis ganhos e gastos que devem ocorrer ao longo dos anos, principalmente, para aqueles que desejam parar de trabalhar logo após começarem a receber o benefício”, alerta Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.

Trabalho após a aposentadoria

O estudo aponta que 53% dos aposentados continuam trabalhando para complementar a renda. Destes, 40% buscam quitar dívidas e 43% desejam manter um estilo de vida ativo.

A insegurança financeira é alta: 48% relatam instabilidade, 45% temem endividamento e 49% receiam precisar de ajuda financeira. Além disso, 60% dos aposentados já recorreram a empréstimos para despesas essenciais, como alimentação e saúde.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir