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Pesquisa revela que maioria dos brasileiros consome cerveja regularmente

 

Nesta sexta-feira (2) é comemorado o dia Dia Internacional da Cerveja. A bebida alcoólica faz parte da cultura brasileira, e de acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, a cerveja faz parte dos momentos de celebração e relaxamento dos brasileiros, como estas, churrascos e eventos esportivos.

O levantamento foi realizado em entrevistas com brasileiros de diferentes regiões, faixas etárias, raças, classes sociais e níveis de escolaridade. Foi constatado que 85% dos entrevistados acreditam que compartilhar uma cerveja com amigos é uma prática cultural forte no País. Desse quantitativo, 93% afirmam consumir a bebida regularmente.

Outro ponto de enfoque do estudo foi o uso excessivo das redes sociais e a falta de interação social presencial, no qual 93% dos participantes acreditam que , as pessoas dedicam tempo demais às mídias sociais, enquanto 95% consideram que momentos de relaxamento e encontros com pessoas queridas são muito importantes para a saúde mental. Nessa circunstância, 88% entrevistados afirmam que a cerveja é a bebida preferida em ocasiões de descontração. Fora que 77% acreditam que sair para beber uma cerveja com amigos é mais benéfico para a saúde mental do que passar horas nas redes sociais.

Márcio Maciel, presidente-executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), afirma que estes dados da pesquisa expõem que a cerveja é uma paixão nacional, tendo uma variedade crescente de opções à disposição dos consumidores. “No Brasil, evoluímos de degustadores de bebidas importadas para exportadores internacionalmente reconhecidos pela qualidade. Produzimos cada vez mais, melhor e com maior diversidade de sabores, texturas e teores alcoólicos, demonstrando que a inovação está no nosso DNA”, disse o presidente.

Além de tudo isso, a ndústria cervejeira no Brasil é um fator econômico importante, uma vez que gera 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos. O setor movimenta uma cadeia produtiva que se estende desde o agronegócio até o consumo final, com um impacto econômico robusto: R$ 27 bilhões em salários, mais de R$ 50 bilhões em impostos anuais e 60,3 mil marcas registradas de cerveja no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Segundo o Anuário da Cerveja, o Brasil conta com 1.847 cervejarias registradas, distribuídas por 771 municípios. A produção de cerveja proporciona não apenas lazer, mas também emprego e renda, com 90% do valor agregado produzido pelas cervejarias permanecendo na localidade onde estão situadas.

No Ceará, o número de cervejarias cresceu 10% em relação a 2022, totalizando 22 estabelecimentos. Fortaleza é a única cidade do Nordeste com mais de 10 cervejarias registradas, abrigando 11 delas, o que representa 50% das cervejarias do estado. O Ceará possui ainda 244 cervejas registradas, o que corresponde a uma média de 11,1 produtos por estabelecimento.

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