No dia Mundial de Combate ao Fumo, a Polícia Federal (PF) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Juazeiro do Norte no âmbito da Operação 2.2x, deflagrada na manhã desta quarta-feira (31). A operação teve por finalidade combater o contrabando de cigarros eletrônicos no Ceará.
Durante as investigações a polícia identificou publicidade e negociações de cigarros eletrônicos em perfis de redes sociais. Os anúncios prometiam entregas em domicílio/delivery, bem como em lojas de comércio de rua e mercados.
Várias caixas do produto que é proibido no Brasil, foram apreendidas. A Operação segue com o intuito de identificar os responsáveis pela publicidade, guarda e comercialização dos cigarros eletrônicos. As condutas podem configurar, em tese, o cometimento do crime de contrabando, com pena de até 4 anos de prisão.
O nome da operação remete ao incremento do risco que têm os usuários de cigarros eletrônicos – 2.2 vezes mais risco de câncer comparado a não fumantes, bem como riscos de contrair câncer em idade mais jovem que os fumantes de cigarros tradicionais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.