A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação “Mercato Clauso”, resultando na apreensão de R$ 600 mil em espécie e outros materiais ilícitos. A ação teve como alvo um grupo criminoso envolvido em um esquema de compra de votos no Ceará. Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Fortaleza, Canindé e Choró, com o apoio da Promotoria Eleitoral de Canindé.
As investigações tiveram início após denúncias que revelaram a atuação de um grupo criminoso, composto por familiares e associados, que oferecia vantagens materiais e financeiras em troca de votos. Há indícios de que os recursos utilizados para financiar campanhas eleitorais eram provenientes de contratos fraudulentos com entes públicos.
O dinheiro apreendido foi encontrado com um dos integrantes do grupo e seria utilizado para influenciar eleitores. Além disso, as investigações apontam que o esquema visava expandir sua atuação para outros municípios do estado.
A Operação Mercato Clauso visa aprofundar a coleta de provas e garantir a integridade do processo eleitoral, impedindo o abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024. A Polícia Federal reafirmou seu compromisso com a lisura das eleições e a continuidade das investigações.
O nome da operação, Mercato clauso, significa “Mercado fechado”, e se refere a um mercado que está fechado ou fora de operação.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC