PUBLICIDADE

Pilotos avistam OVNIs perto de dois municípios cearenses

No início de julho, pilotos relataram ao controle de tráfego aéreo a presença de luzes nos céus do Ceará, como mostra um vídeo divulgado pelo canal “Aviação & Simulação” no YouTube. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou através de nota a autenticidade dos áudios e forneceu detalhes sobre o formulário utilizado pelos controladores para registrar os avistamentos.

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informa que os áudios entre o Centro Recife e o Controle Fortaleza com as aeronaves sobre o avistamento de luzes são verídicos”, disse.

Segundo a FAB, algumas informações, como a cor do objeto, trajetória e altitude, ficaram incompletas antes da transferência do tráfego, o que exigiu uma coordenação entre os controles de área Recife e Terminal Fortaleza. Devido a isso, os centros solicitaram mais detalhes sobre as luzes.

Confira:

Os pilotos relataram que as luzes foram vistas em altitudes próximas às das aeronaves e se moviam em círculos. Em 7 de julho, um voo de Campina Grande que vinha para Fortaleza foi o primeiro a fazer o relato. Os condutores questionaram se havia alguma aeronave na região e o Centro Recife respondeu que a aeronave mais próxima estava a mais de 100 km de distância, afirmando que não era aquilo que os pilotos estavam vendo.

Os avistamentos foram vistos próximos à Aracati, mas o Centro Recife informou que não havia nada no radar primário. Alguns minutos depois, um voo que saía de Fortaleza com destino a Belém notificou o avistamento de novas luzes próximas a Itapipoca.

Apesar das descrições dos pilotos, nada foi identificado no equipamento anti-colisão das aeronaves (TCAS), nem nos radares primário ou secundário do Centro Recife. Quanto ao voo 2527, à medida que se aproximava da capital cearense, mais detalhes foram fornecidos ao controle aéreo de Fortaleza, que cogitou a possibilidade de ser drones. No entanto, os pilotos descartaram essa hipótese devido à altitude das luzes, que estavam muito altas para serem drones.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir