O pagamento via PIX virou um hábito dos brasileiros, e nesta segunda-feira (3), o Banco Central autorizou o pagamento de boletos utilizando essa nova modalidade, que agiliza o uso do sistema já bem conhecido dos brasileiros, entretanto, com a nova funcionalidade do PIX, novos golpes podem surgir.
Nesse sentido, a Polícia Civil orienta alguns cuidados redobrados na hora de usar o PIX. Nos boletos em que será permitida a opção de pagamento via PIX, deverá vir um QR Code, uma representação gráfica do código de barras que é lida pela câmera de dispositivos móveis. Com o pagamento via PIX, a conta será paga em instantes, inclusive nos fins de semana.
Agora se o PIX representa uma evolução para usuários de um lado, de outro golpistas podem se aproveitar para aplicar golpes envolvendo a novidade. Os criminosos podem, por exemplo, enviar um boleto de pagamento com o QR Code alterado, tendo como destinatário uma conta utilizada em fraudes.
“Para reduzir as chances de cair em um golpe, analise cuidadosamente dados importantes, como a instituição que está no boleto, se é a mesma que aparece ao fazer o pagamento por PIX. A mesma dica vale para o valor a ser pago. Na dúvida, entre em contato com o emissor do boleto e confirme as informações” [Márcio Gutierrez, delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará]
Como o valor é debitado na hora, caso perceba que tenha caído em um golpe, entre em contato com a instituição financeira ligada a seu PIX e procure desfazer a transação. Em seguida, registre um boletim de ocorrência eletrônico ou presencialmente em uma delegacia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC