PUBLICIDADE

Plano emergencial oferece assistência aos afetados pela chuva em Caucaia

Com o objetivo de garantir apoio às famílias atingidas pelas intensas chuvas, a Prefeitura de Caucaia iniciou, nesta segunda-feira (07/04), a operação de acolhimento emergencial para moradores do Conjunto Metropolitano. O transbordamento do Rio Ceará deixou dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os desalojados estão sendo recebidos na Escola Municipal Antônio Miranda de Melo, que foi adaptada para funcionar como abrigo temporário. No local, as famílias contam com suporte de equipes da assistência social, saúde e outras secretarias envolvidas na força-tarefa.

Até as 19h do mesmo dia, 33 famílias já haviam sido acolhidas. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de maior risco, oferecendo orientações à população e promovendo ações de apoio quando necessário.

Como parte da estratégia de diminuição dos efeitos das chuvas, equipes da Secretaria de Patrimônio e Transporte, do Instituto do Meio Ambiente e da Secretaria de Infraestrutura estão atuando na desobstrução de canais para melhorar a vazão da água. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão nos abrigos prestando atendimento, vacinação, aferição de pressão e glicemia, apoio psicológico e ações de educação em saúde.

Plano emergencial oferece assistência aos afetados pela chuva em Caucaia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caucaia

A Secretaria de Desenvolvimento Social também mantém equipes no local. A pasta tem coordenado ações de assistência, garantindo apoio contínuo às famílias afetadas.

Campanha de Solidariedade

A Prefeitura de Caucaia convida a população a participar de uma corrente solidária em prol das vítimas das chuvas. Estão sendo arrecadados itens como água potável, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos e produtos de higiene pessoal. As doações podem ser entregues tanto no abrigo quanto na sede da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte, situada na Rua Coronel Correia, 2214, Centro.

Plano de Ação

O plano operacional de prevenção e resposta a desastres inclui medidas preventivas, como a intensificação da limpeza de canais desde o início do ano. Também são previstas ações emergenciais, como monitoramento constante de áreas vulneráveis e suporte logístico às famílias impactadas.

Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito tem atuado nos pontos mais críticos para garantir a segurança viária, enquanto equipes da Secretaria de Infraestrutura executam reparos emergenciais. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza o cadastramento e o acesso a benefícios sociais para os que necessitarem.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir