7A plataforma Não Me Perturbe, desenvolvida pelo setor de telecomunicações para coibir ligações indesejadas de telemarketing, encerrou 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados. O serviço permite o bloqueio de chamadas de empresas de telecom e de ofertas de crédito consignado.

Somente ao longo do ano passado, cerca de 1,7 milhão de novos telefones foram incluídos na base, o que representa uma média próxima de 5 mil cadastros diários. Os dados foram informados nesta quinta-feira (15) pela Conexis Brasil Digital, por meio de sua assessoria de imprensa.
Em funcionamento desde julho de 2019, a plataforma integra o sistema de autorregulação das operadoras de telecomunicações. A Conexis Brasil Digital é a atual denominação do antigo SindiTelebrasil, entidade que reúne as principais empresas do setor no país.
Entre as unidades da federação, o Distrito Federal lidera o ranking proporcional de adesão à plataforma. No DF, 9,4% do total de linhas fixas e móveis estão cadastradas no Não Me Perturbe.
Para o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a iniciativa demonstra a evolução do setor. “A plataforma é um exemplo concreto do impacto positivo da autorregulação e evidencia a maturidade das empresas de telecomunicações”, afirma. Segundo ele, o mecanismo reforça o respeito à escolha do consumidor e tem ajudado a reduzir o volume de reclamações nos últimos anos.
Como funciona
Consumidores interessados em bloquear ligações de telemarketing podem cadastrar números de celular e telefone fixo diretamente no site da plataforma, pelo aplicativo Não Me Perturbe ou ainda por meio dos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) em todo o país. Após o registro, o bloqueio passa a valer em até 30 dias.
A ferramenta, no entanto, é restrita às empresas participantes da iniciativa, que incluem operadoras de telecomunicações e instituições que oferecem crédito consignado. Outros tipos de telemarketing, como o de planos de saúde ou serviços diversos, não são abrangidos pelo sistema.
Em decisão adotada em setembro do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a adesão obrigatória de todas as prestadoras de serviços de telecomunicações à plataforma. A medida alcança também as operadoras de pequeno porte, que ficam impedidas de realizar chamadas de telemarketing para números registrados no Não Me Perturbe.
(Agência Brasil)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

