De acordo com o balanço divulgado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) acerca da ferramenta Nina, no primeiro semestre deste ano foram registradas 111 denúncias de importunação sexual em transportes coletivos. Ampliando os dados para todo o período de funcionamento da plataforma, desde setembro de 2022, foram 580 registros.
Ao todo, 81% das denúncias foram feitas pelas próprias vítimas e 19% por pessoas que presenciaram o crime. Os casos acontecem em sua maioria com o público feminino na faixa etária que corresponde de 19 a 29 anos. Segundo as informações, os principais atos cometidos são de encoxar e/ou apalpar, intimidação e outros.

Para Rayana Mangueira, gestora da plataforma Nina 2.0 na Etufor, a falta de informações sobre a linha, local e número do veículo é um grande problema. “Cerca de 35% das denúncias são incompletas, impossibilitando o resguardo de imagens e a inclusão dessas linhas em ações de políticas públicas de combate à importunação sexual”, explica.
As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp (85) 9.3300-7001, contendo o máximo de informações possível. É fundamental também que a vítima realize o Boletim de Ocorrência na delegacia para que o criminoso possa ser devidamente punido.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.