PUBLICIDADE

Plataforma Siará+ estreia com catálogo de filmes cearenses e acesso gratuito

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Cineteatro São Luiz, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança nesta terça-feira (5), às 19h, a plataforma Siará+, primeiro serviço de streaming voltado exclusivamente à produção audiovisual cearense. O acesso é gratuito e será liberado mediante cadastro no site www.siaramais.cultura.ce.gov.br.

O evento de lançamento acontece no Cineteatro São Luiz e contará com uma homenagem ao cineasta Rosemberg Cariry, que celebra 50 anos de carreira. A programação inclui a exibição de uma versão inédita do longa “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, restaurada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE).

Catálogo diverso e gratuito

A plataforma reúne produções de realizadores cearenses como Allan Deberton, Armando Praça, Amanda Pontes, Karim Aïnouz, Bárbara Cariry, Leonardo Mouramateus, Wolney Oliveira, Margarita Hernández, Pedro Diógenes e o próprio Rosemberg Cariry. O acervo reflete a diversidade de estilos, territórios e gerações que compõem o cinema feito no estado.

No lançamento, a curadoria será apresentada em cinco coleções temáticas:

  1. Memória e Identidade Cearense

  2. Corpo, Cotidiano e Gênero

  3. Ruralidades e Sertões Urbanos

  4. Experimentações Visuais e Narrativas

  5. Patrimônio, História e Consciência Social

A curadoria, moderação e relacionamento com realizadores e distribuidoras ficam a cargo do Cineteatro São Luiz, por meio do seu Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual. A gestão técnica da plataforma é realizada pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, responsável também por projetos como CurtaOn e Porta Curtas.

Cultura, educação e circulação

Além de democratizar o acesso à produção local, a Siará+ tem forte vocação educativa. Parte de seu conteúdo será voltada a escolas, universidades, cineclubes e espaços culturais, com materiais complementares de apoio pedagógico. A plataforma também reforçará o Projeto São Luiz Itinerante, levando filmes a espaços não comerciais em todo o Ceará.

Chamada pública aberta

Está aberta até o dia 24 de agosto a chamada pública do Cineteatro São Luiz que selecionará 30 curtas-metragens brasileiros produzidos entre 2020 e 2025. Os filmes integrarão o Acervo Permanente do equipamento e serão exibidos na Siará+ em mostra especial.

“O streaming amplia as oportunidades de circulação das nossas obras e reforça o audiovisual como vetor econômico da cultura cearense”, destaca a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Serviço
Lançamento da plataforma Siará+ e homenagem a Rosemberg Cariry
📍 Cineteatro São Luiz
📅 5 de agosto (terça-feira)
🕖 19h
🎟 Entrada gratuita

Acesse a plataforma: www.siaramais.cultura.ce.gov.br
Acesso gratuito mediante cadastro

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir