
O Ceará é o estado da região Nordeste com a maior quantidade de inscritos na Prova Nacional Docente (PND) 2025. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15), Dia do Professor, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao todo, 55.584 educadores do Estado confirmaram presença na primeira edição do “Enem dos professores”, que será realizado no próximo dia 26 de outubro.
Na região, a Bahia aparece logo depois, com 55.320 inscritos, e Pernambuco completa o Top 3 nordestino, com 46.452 participantes. Em todo o Brasil, 1.086.914 professores se registraram na seleção, sendo a maior parte do estado de São Paulo (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
O que é a PND?
A Prova Nacional Docente foi instituída pelo Governo Federal para selecionar professores da educação básica que pretendem atuar nas redes públicas de ensino.
A avaliação não substitui concursos públicos, mas servirá como uma fase nacional padronizada de seleção, nos moldes do Concurso Nacional Unificado (CNU), com o objetivo de ampliar o número de docentes capacitados.
Locais da prova
O Cartão de Confirmação de Inscrição do exame foi liberado nesta quarta-feira aos candidatos. O documento apresenta informações como local de aplicação, número de inscrição, data e horários da prova.
Para acessar, o participante deve entrar no site e fazer login com a conta Gov.br.
O Inep recomenda levar o cartão impresso no dia da aplicação, embora o documento não seja exigido para a entrada no local.
Como será a PND
A avaliação terá duração de 5h30 e será composta por duas partes:
- Formação Geral Docente (FGD) — comum a todas as áreas, com 30 questões objetivas sobre situações-problema e conteúdos pedagógicos transversais;
- Componente Específico, com 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso relacionados à área de formação do candidato.