A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Poços são interditados em Santa Quitéria por concentração de Urânio

Há cerca de dez dias, três poços em Santa Quitéria foram interditados devido à detecção de níveis de urânio que superam em sete vezes o limite permitido nas águas, no distrito de Trapiá. Essa ação visa proteger a saúde da população local e prevenir qualquer risco de contaminação. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a elevada concentração da substância é de origem natural.

A pasta ressaltou que, de acordo com a portaria de potabilidade GM/MS nº 888/21, a quantidade máxima permitida de urânio na água é de 0,03 miligramas por litro. No entanto, durante as inspeções, 14 de 15 pontos de coleta na região apresentaram níveis que ultrapassam essa norma.

Poços são interditados em Santa Quitéria por concentração de Urânio
Foto: Aurélio Alves

Nesta segunda-feira (14/10), foi realizada uma audiência pública no distrito de Trapiá, onde a Sesa apresentou as informações e as ações a serem tomadas pelo Governo do Estado. Entre as medidas anunciadas está o envio diário de 15 carros-pipa para suprir a necessidade de água da população local, devido à interdição dos poços.

Em resposta à crise, o Governo do Ceará implementou um plano de emergência que inclui a criação de um Comitê Emergencial para Gerenciamento de Riscos e Contenção de Danos. Esse comitê é composto por diversas secretarias e órgãos, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, as amostras de água contaminadas foram interditadas e a população local recebeu orientação multidisciplinar. Apesar da preocupação, a Sesa afirmou que, até o momento, não foram relatadas condições clínicas ou epidemiológicas relacionadas à exposição ao urânio na região.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir