PUBLICIDADE

Polícia deflagra operação contra facção criminosa no Ceará e prende 18 suspeitos

Uma grande operação da Polícia Civil do Ceará resultou, na manhã desta quinta-feira (21), na prisão de 18 pessoas ligadas à facção Comando Vermelho. Ao todo, estão sendo cumpridos 42 mandados de prisão e 45 mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza, Iguatu, Russas e Juazeiro do Norte.

Entre os alvos estão comerciantes de Iguatu e da capital cearense, suspeitos de utilizar empresas como fachada para a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidas drogas, munições e outros materiais ilícitos.

A ofensiva é resultado de investigações aprofundadas após a prisão de Thiago Oliveira Valentim, conhecido como “Fumaça”, apontado como líder do grupo criminoso em Iguatu. A análise dos celulares apreendidos com ele permitiu mapear a rede, identificar funções dos integrantes e comprovar a prática de diversos crimes.

De acordo com a polícia, “Fumaça” chegou a controlar territórios inteiros, determinando inclusive quem poderia ou não residir no Condomínio Residencial Dom Mauro, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Iguatu. Ele também teria recebido R$ 10 mil de uma advogada para nomear um homem responsável por gerenciar o tráfico em um bairro da cidade e intermediar questões eleitorais de um candidato apoiado pela profissional.

Outro ponto revelado foi a participação ativa de mulheres na estrutura da facção. Elas ocupavam posições estratégicas na parte financeira, recolhendo os lucros do tráfico e ocultando valores em contas de terceiros. Uma delas é apontada como liderança no bairro Vila Gadelha, em Iguatu.

As investigações ainda indicam conexões internacionais. Um dos alvos, Francisco Willams da Silva, o “Will”, era responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína do Paraguai para o Ceará. Ele foi assassinado em julho, em Coronel Sapucaia (MS), junto com a companheira, Camila Barros Barboza, também investigada. A polícia apura se a execução do casal está ligada a disputas pelo controle do tráfico internacional.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir