PUBLICIDADE

Polícia Federal realiza operação contra comércio ilegal de aves em Icó

Nesta terça-feira (17/09), a Polícia Federal (PF) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no município de Icó. A ação faz parte da segunda fase da operação “Aracê”, que visa combater o tráfico internacional e o comércio ilegal de aves silvestres no Ceará.

Esta etapa da operação é resultado da análise do material recolhido na fase inicial, onde foram detectadas comunicações sobre a venda ilícita de aves, inclusive em grupos de mensagens dedicados ao tráfico internacional e ao transporte de pássaros. O objetivo principal da operação em Icó foi interromper os crimes ambientais em curso e coletar provas adicionais para a conclusão das investigações.

Polícia Federal realiza operação contra comércio ilegal de aves em Icó
Foto: Divulgação/PF

A PF enfatizou em nota a importância da repressão ao comércio ilegal de animais. “A repressão ao comércio ilegal de animais é fundamental para preservar a biodiversidade e evitar o impacto devastador que o tráfico de espécies pode causar aos ecossistemas”, diz um trecho do texto.

Os mandados foram emitidos pela Justiça Federal no Ceará e os crimes investigados incluem maus-tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa, receptação, além de infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais e lavagem de dinheiro.

A operação contou com a colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O nome “Aracê”, que significa “aurora” ou “o canto matinal dos pássaros” em tupi-guarani, reflete a intenção de proteger e preservar a vida selvagem.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir