PUBLICIDADE

Polícia resgata 81 animais silvestres na Feira da Parangaba, em Fortaleza

No último domingo (11/05), 81 animais silvestres vítimas do tráfico ilegal foram resgatados durante uma operação de fiscalização realizada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar na Feira da Parangaba, em Fortaleza. O Instituto Pró-Silvestre (IPS), entidade parceira da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa), as 80 aves e o jabuti, que foram levados à Delegacia para os procedimentos legais.

Os animais foram encontrados em mochilas, gaiolas e caixas superlotadas, com marcas de sangue e sinais de maus-tratos. Após o resgate, os animais foram encaminhados ao IPS para um processo de reabilitação e, posteriormente, retorno ao seu habitat natural.

Polícia resgata 81 animais silvestres na Feira da Parangaba, em Fortaleza
Foto: Reprodução/SEPA/PMCE

Segundo o secretário da Proteção Animal do Ceará, Erich Douglas, o tráfico é fomentado por aqueles que compram esses animais. “Quando o cidadão compra um animal silvestre, está financiando o mercado ilegal do tráfico destes animais. Isto é crime, os animais passam por muitos maus-tratos, ficam doentes e morrem. Quando um animal é retirado do seu habitat natural, todo o ecossistema é abalado”, disse.

Até o momento, nenhum dos criminosos responsáveis pela comercialização dos animais foi identificado ou preso. Na ocasião, os indivíduos fugiram ao avistarem a viatura policial durante a abordagem.

Conforme o presidente do IPS, Bruno Pessoa, a prática traz inúmeros prejuízos, já que algumas espécies já estão quase em extinção, além dos maus tratos pelos quais os animais são submetidos. “Quando esses animais chegam pra gente no Instituto, estão com hipotermia, hipoglicemia, machucados e sem alimentação. Até para reverter o caso é difícil. Muitos morrem”, explicou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir