O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retorna ao Ceará nesta sexta-feira (12/05), em cumprimento de uma agenda de visitas destinada aos estados do Nordeste. Além de Fortaleza, o chefe do Executivo Nacional, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), visitará Crato, a 502 km de Fortaleza, para o anúncio de medidas voltadas à área comandada pelo ex-governador do Ceará.
A primeira parada dos três políticos ocorrerá na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, às 9h. Logo após, eles seguirão ao Centro de Eventos para anunciar a implementação do Programa Escolas em Tempo Integral. De acordo com o deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), a visita tem o objetivo de “mostrar o compromisso do governo com a ideia que está sendo conduzida pelo ministro Camilo Santana”. Depois do evento, Lula deve se reunir em almoço com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
A agenda segue no Crato, onde Lula, Camilo e Elmano participarão do lançamento de obras educacionais paralisadas e inauguração de dois centros educacionais da infância. De acordo com o prefeito Zé Ailton (PT), as obras foram iniciadas durante o governo Dilma e só foram retomadas com a chegada de Camilo Santana ao Ministério da Educação, duas creches, escola que foi iniciada no governo da ex-presidente Dilma, e retornou com Camilo no Ministério da Educação. Ainda segundo o prefeito, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, também deve ir ao município, sua terra natal.