PUBLICIDADE

População indígena no Nordeste dobra em 12 anos, diz Sudene

O Nordeste abriga hoje a segunda maior população indígena do Brasil, com quase 530 mil pessoas distribuídas em 238 etnias. Os dados fazem parte de um novo boletim divulgado nesta quarta-feira (16/04) pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Segundo a pesquisa, entre 2010 e 2022, o número de indígenas na região mais que dobrou. No mesmo intervalo, o crescimento da população indígena no país foi de 89%, alcançando cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Apesar da expansão demográfica e da pluralidade cultural, o levantamento evidencia um desafio: cerca de 90% dos indígenas nordestinos vivem fora de terras oficialmente demarcadas. Atualmente, existem 631 terras indígenas em diferentes fases do processo de demarcação no Nordeste, mas apenas 105 foram reconhecidas oficialmente.

População indígena no Nordeste dobra em 12 anos, diz Sudene
Foto: Divulgação/Sudene

Outro ponto da pesquisa mostra que 63% dos indígenas nordestinos vivem em áreas urbanas. Entre os estados da região, Bahia e Pernambuco concentram cerca de 60% da população indígena nordestina.

Após as recentes eleições, o levantamento também abordou o quesito político. Nesse sentido, os dados mostram uma baixa representatividade indígena na região Nordeste. Em 2024, apenas 567 candidatos indígenas se candidataram a vereador, sendo 87 deles eleitos. Em se tratando de prefeituras, foram 14 candidaturas e apenas quatro vitórias.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir