Após o primeiro turno das eleições municipais, em Poranga, a candidata a vereadora Tatielle Carreiro (Progressistas) foi denunciada por derramamento de santinhos nas proximidades de locais de votação. Tatielle foi eleita e é esposa do ex-secretário municipal de Finanças, Marcos Feitosa.
O antigo titular da pasta, inclusive, é conhecido no município por ter gerado uma divisão na gestão local ao tentar emplacar uma possível candidatura de Tatielle à Prefeitura. No entanto, não obteve sucesso por não ter tido apoio político e nem aceitação popular.
Segundo a legislação, a prática de derramar santinhos em locais de votação é considerada propaganda eleitoral irregular e crime ambiental. Com isso, em caso de condenação, é aplicada uma multa que pode variar de R$ 2 mil a R$ 8 mil reais.
Além de Tatielle, outros candidatos no município também foram citados pelo mesmo motivo. Entre eles, Igor Pinho (PSD) e Professora Irineuda (PRTB). Respectivamente, os dois foram candidatos a prefeito e vice, tendo sido derrotados nas urnas. A candidata a vereadora Nesci Mineiro (PSD), que ficou na suplência, também foi citada.
Casos semelhantes
Outros casos semelhantes também foram registrados no Ceará, totalizando 103 ações contra candidatos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, a prática irregular foi identificada em cinco municípios.
Maracanaú lidera a lista com 56 denúncias. Em seguida, aparece o Crato com 27 notificações; Aracati com 11; Ipueiras com 5; e Poranga com 4.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.