O Prefeito de Poranga, Carlos Antônio, recebeu a visita técnica do Consórcio Público de Manejo de Resíduos da Região dos Sertões de Crateús e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Na ocasião, o grupo conversou sobre as metas que o município deve implantar quanto à gestão integrada dos resíduos sólidos.
Estima-se que a cidade de Poranga gere, por mês, cerca de 200 toneladas de resíduos. Com esta parceria, a população será beneficiada com a construção da Central Municipal de Resíduos (CMR), que realizará o manejo dos resíduos recicláveis, abrigará a compostagem de resíduos orgânicos, fará a triagem dos resíduos da construção civil e o seu peneiramento, entre outras ações.
“Nesse local, serão aproveitados vários materiais que são descartados no lixo, como latinhas, papelão, entre os outros. Com isso, vamos gerar mais emprego para a nossa população e renda para o município”, declarou o Prefeito Carlos Antônio.
Após a reunião, as equipes da Prefeitura de Poranga, do Consórcio e da SEMA realizaram uma visita ao terreno onde deverá ser construída a futura CMR da cidade, em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados.
“Toda população merece ser atendida com esse serviço. A política de resíduos sólidos é hoje uma política de Estado, extremamente importante para a extinção dos lixões existentes na nossa região”, explicou o superintendente do Consórcio, Flávio Brito.
A construção da CMR de Poranga tem previsão de início para 2023.