PUBLICIDADE

Porto de Fortaleza registra crescimento de 13,2% durante o primeiro semestre de 2024

 

De acordo com pesquisa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto de Fortaleza, localizado no Mucuripe, passou por um crescimento de 13,2% na movimentação de cargas durante o primeiro semestre de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O levantamento detalha que, durante o primeiro semestre de 2023, o porta da Capital teve a movimentação de 2.072.409 toneladas, enquanto neste, foram 2.345.868 toneladas.  Este desempenho do Porto de Fortaleza superou amplamente o crescimento médio registrado nos portos brasileiros, que foi de 4,28%, e no Nordeste, que ficou em 4,07%. Outro destaque foi o crescimento do Porto do Pecém, que registrou um aumento de 10,75% no mesmo período.

No contexto nacional, a movimentação de contêineres foi o principal fator de crescimento, com uma alta de 22,72% em todo o Brasil. O Porto de Fortaleza, no entanto, se destacou ainda mais nesse indicador, registrando um aumento expressivo de 58,21% na movimentação de contêineres, superando a média regional do Nordeste, que ficou em 21,82%.

Em termos de unidades padrão de contêineres (TEUs), o crescimento também foi expressivo. No primeiro semestre de 2024, o Porto de Fortaleza registrou um aumento de 55,51% em relação ao mesmo período de 2023. Para efeito de comparação, outros portos importantes apresentaram os seguintes resultados: Porto de Santos (+15,41%), Porto de Suape (+21,42%), Porto de Pecém (+15,66%) e Porto de Salvador (+36,98%).

O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, comentou sobre os resultados obtidos: “Devemos celebrar esses números, que reafirmam a importância do Porto do Mucuripe para o desenvolvimento do Ceará. No entanto, o foco continuará sendo o crescimento sustentável da empresa e sua organização. Estamos nos preparando para uma movimentação ainda maior, com a elaboração de estudos, projetos e a implementação de melhorias, visando mais segurança e produtividade.”

Gomes também destacou que, tradicionalmente, o segundo semestre apresenta resultados mais expressivos para o Porto de Fortaleza, especialmente nos segmentos de derivados de petróleo, cereais e frutas, que são os principais produtos movimentados. “A expectativa para 2024 é superar 120 mil unidades TEUs, o que representará um crescimento de 30% neste indicador”, concluiu.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir