O Porto do Pecém marca história! Em uma operação pioneira no Brasil, 20 pás eólicas foram embarcadas em uma balsa T7S com destino ao Porto Rio Grande (RS). Essas pás, fabricadas pela Aeris, foram transportadas ao longo de duas semanas até o Pecém e, posteriormente, enviadas para Santana do Livramento (RS). Esse projeto da Weg, intermediado pela Deugro e coordenado pelo Tecer e Unilink, é uma referência para operações similares.
Para André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, essa operação é revolucionária, trazendo ganhos logísticos, ambientais e sociais. “Estamos transportando 20 pás eólicas de uma só vez, um marco para o setor. Cada caminhão normalmente transporta apenas uma pá, e aqui estamos fazendo história!”, destaca.
A operação impressionou: uma pá eólica foi embarcada a cada meia hora, usando guindastes de terra, visto que as balsas, geralmente, não possuem guindastes a bordo como navios tradicionais.
Esse feito extraordinário ilustra a expertise do Complexo do Pecém em movimentação de cargas de projeto. Em 2023, mais de 3 milhões de toneladas foram movimentadas, incluindo não apenas pás eólicas, mas também placas de aço, bobinas, transformadores e muito mais!
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.