Na noite de ontem (10), aconteceu a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares em dois municípios distintos, Novo Oriente e Sobral, marcando o início do quadriênio 2024-2028. Em Novo Oriente, os candidatos eleitos Aurineide, Ritinha, Lalá, Lurdinha e Lusia tomaram posse durante a cerimônia realizada no plenário da Câmara de Vereadores. O prefeito Nenen Coelho, a secretária de assistência social Nirla, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dra. Júlia, representando o Ministério Público, e outras autoridades locais estiveram presentes no evento.
O Conselho Tutelar, instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um órgão permanente e autônomo que visa garantir o cumprimento dos direitos da população infanto-juvenil. Sua missão abrange a defesa dos direitos à vida, saúde, educação, lazer, liberdade, cultura e convivência familiar e comunitária. A atuação do Conselho ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
Em Sobral, a escolha dos novos conselheiros ocorreu em um contexto diferente dos demais municípios. Sobral possui dois núcleos, cada um com cinco membros, conforme estabelecido pela lei recentemente sancionada pelo prefeito Dr. Ivo Gomes, que criou o segundo conselho no município. A posse dos conselheiros titulares e suplentes aconteceu no Auditório da prefeitura em 10 de janeiro, com a presença da vice-prefeita Cristiane Coelho, representando o prefeito Dr. Ivo Gomes, do Coronel Sérgio Mesquita da Polícia Militar, da Secretária Andrezza Coelho e de vereadores como Camilo Motos, Marlon Sobreira e Ajax Cardozo, enquanto vereadores da oposição não participaram do evento.
Vários vereadores se envolveram ativamente na eleição dos novos conselheiros, alguns assumindo seus envolvimentos e outros mantendo-se distantes do ato. Os eleitos em Sobral foram Roney Lira, Rilder Fernandes, Nailson Vasconcelos, Professor Wagner, Júnior Alves, Roney Sales, Mariany Sthefany, Arteiro Ferreira, Júlio Cesar e Tony de Paulo, com uma lista suplente que inclui Leo Ribeiro, Danile Lima, Patricia Soeiro e outros. O total de votos alcançou 16.491, com 28 votos em branco e 166 votos nulos, representando cerca de 11,26% do eleitorado de Sobral.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.