PUBLICIDADE

Potencial energético do Ceará pode abastecer mais de 23 milhões de casas

Diante de uma média de 2.500 horas de sol por ano e um forte potencial eólico, um estudo conduzido pela ENGIE revelou que o Ceará possui a capacidade de gerar energia suficiente para fornecer eletricidade a mais de 23 milhões de residências. Esta combinação de recursos naturais posiciona o estado como um líder em potencial na produção de Hidrogênio Verde no Brasil.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará conta com 100 parques eólicos, gerando 2.577 megawatts (MW), e outros 72 empreendimentos em construção, que adicionarão mais 2.876 MW. Adicionalmente, o estado possui um enorme potencial eólico, com 94 GW de capacidade de geração eólica onshore, conforme estudo da ENGIE.

Além disso, 26 projetos de energia eólica offshore estão aguardando licenciamento, com um potencial de 64,9 GW. Na energia solar, o estado possui uma capacidade instalada de 1.559 MW distribuída em 35 empreendimentos, e 419 parques solares em construção adicionarão 16.738,3 MW de potência.

Potencial energético do Ceará pode abastecer mais de 23 milhões de casas
Foto: Shutterstock

De acordo com um mapeamento de oportunidades da FIEC em parceria com o Governo do Estado, o Ceará pode atrair mais de US$ 30 bilhões (cerca de R$ 163,6 bilhões) em investimentos para o setor de hidrogênio verde até 2031. A capacidade estimada de geração de energia é de até 11 gigawatts (GW), com o Porto do Pecém projetando uma capacidade instalada de 6 GW até 2034. Esse crescimento deve duplicar o número de empregos diretos e indiretos na região.

Fiec Summit 2024

Nesse sentido, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) realiza o Fiec Summit 2024 nos dias 12 e 13 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. O evento reunirá líderes da indústria, acadêmicos, autoridades e membros da comunidade para discutir as oportunidades e desafios associados ao Hidrogênio Verde. As inscrições para o evento, que é gratuito, estão abertas para participação presencial e online.

Um dos pontos altos da programação será um painel dedicado à cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, que contará com a presença de Fernanda Delgado, CEO da ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde); Daniel Gabriel Lopes, fundador da Hytron; David Burns, vice-presidente da Clean Energy; e Fabio Koga, diretor da Unidade de Negócios da Siemens. Na oportunidade, será discutida a produção de Hidrogênio Verde utilizando fontes de energia limpa.

Serviço
Fiec Summit 2024
Data: 12 e 13 de agosto de 2024
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste – Portão D
Inscrições no site. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir