Nesta terça-feira (3), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra Herberlh Mota, atual prefeito de Baturité e candidato a reeleição pelo partido Republicanos. A operação está investigando o uso indevido de equipamento incendiário em via pública durante campanha eleitoral. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o gestor municipal utilizando o que parece ser um lança-chamas em cima de um carro de som.
A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação “Protocolo III”. O uso do instrumento por Mota teria finalidade eleitoral. Apesar de não sido revelado o nome do candidato que aparece nas imagens usando o lança-chamas, o atual prefeito do município do Maciço de Baturité divulgou um vídeo em suas redes sociais, deixando claro que ele era a pessoa em questão.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral do Ceará, e durante as investigações a PF alegou que a ação parece simbolizar poder e representar uma afronta à estabilidade pública, que deve ser preservada durante a propaganda política”. Além disso, também foi dito que o instrumento poderia provocar incêndio, gerar dano à integridade física de pessoas e de bens de terceiros, fora ser uma afronta ao Estatuto do Desarmamento.
De todos os mandados de busca e apreensão, três ocorreram em Baturité e um em Fortaleza. A PF afirma que essas ações foram realizadas com o objetivo de eunir provas para a conclusão do inquérito e apreender os artefatos utilizados de forma ilegal.
Até o momento, Herberlh Mota ainda não se pronunciou oficialmente.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC