Mesmo após aprovação dos vereadores, três Projetos de Lei foram vetados pelo prefeito de Eusébio, Dr. Júnior (PSB). A votação dos vetos ocorreu na última segunda-feira (10), na Câmara Municipal, e todos foram mantidos pelos parlamentares.

As propostas tinham autores diferentes, sendo duas de vereadores da base aliada e uma de autoria do único parlamentar de oposição, Gabriel França (União Brasil).
Os projetos vetados tratavam de:
-
Atendimento prioritário de saúde em espaço reservado para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, de autoria da vereadora Wanda Morais (DC);
-
Criação de um Banco de Ideias Inovadoras e Boas Práticas na Administração Pública Municipal, proposto pela vereadora Camila Moura (PRD);
-
Programa de Proteção Digital Infantil, apresentado pelo vereador Gabriel França (União).
Oposição critica postura da base aliada
Durante a sessão, o vereador Gabriel França criticou a decisão do Executivo e a postura da base governista. Ele afirmou que a aprovação dos vetos “envergonha a Casa” e acusou os colegas de seguirem orientações do prefeito.
“Chega a ser vergonhoso que esta Casa tenha aprovado projetos e, por determinação do prefeito, vote agora pela rejeição. A autonomia de voto, que tanto afirmam ter, não existe aqui”, declarou o parlamentar.
O vereador também ironizou o posicionamento do prefeito, afirmando que seria mais simples uma lei “dizendo que apenas projetos do Executivo são aceitos”.
Base não se manifesta
O presidente da Câmara, Dyexon Abreu (DC), o líder do governo, Dadá (DC), e a vereadora Camila Moura, autora de um dos projetos vetados, preferiram não comentar o resultado da votação. Camila votou contra o veto ao seu projeto, mas a favor dos vetos às propostas dos colegas.
Já a vereadora Wanda Morais, que também teve uma das iniciativas barradas, não compareceu à sessão.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

