Depois de seis anos de espera a população de Juazeiro do Norte finalmente recebeu, nesta quarta-feira (29), o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (HIMA). A unidade de saúde, que estava em reforma desde 2018, foi entregue aos juazeirenses totalmente reestruturado, com equipamentos e mobiliários novos, o que vai permitir um atendimento mais qualificado e humanizado aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O HIMA possui 2.886 m² de área construída, com capacidade para atender cerca de cinco mil crianças e adolescentes por mês.
O Hospital Infantil Maria Amélia conta com mais de 40 leitos, sendo cinco destinados a casos de sofrimento psíquico, quatro consultórios médicos, sala de urgência, farmácia, sala de pequenos procedimentos e mais de dez salas de enfermaria. Há ainda uma sala de medicação, espaço para observação, brinquedoteca, além das salas para realizar exames laboratoriais, testes do pezinho e da orelhinha. Ao todo, são mais de 100 ambientes para atendimento infantojuvenil.
Cerca de 180 profissionais, entre clínicos gerais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pediatras, enfermeiros e médicos especialistas em pediatria, devem trabalhar na unidade. A expectativa é que, nos próximos meses, o HIMA também realize cirurgias de média complexidade. “Em um futuro muito próximo, temos a meta de realizar cirurgias de média complexidade. Estamos passando pelo processo de habilitação das nossas salas. Vamos trabalhar para trazer esse recurso de volta para Juazeiro. Este hospital tem porte e capacidade para isso. Entregamos essa grande obra, mas sabemos que ela pode ser muito mais”, afirma Andrea Landim, titular da Secretaria de Saúde. Além do espaço para urgência e emergência, o hospital disponibiliza ambulatório para atendimento eletivo.
De acordo com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, o município vive um novo momento. “Os desafios para a entrega desse hospital foram superados, e hoje temos a alegria de entregar, por e para a população, esse equipamento”, celebrou.
Para enaltecer a trajetória de quem contribuiu para a construção do histórico Hospital Infantil Maria Amélia, a Prefeitura de Juazeiro do Norte homenageou os trabalhadores mais antigos do equipamento. Uma das homenageadas foi a ex-técnica de enfermagem e aposentada, Zilma Santos. “É um orgulho ter feito parte da história do hospital. Eu estou aposentada, mas sempre vou ser funcionária do Maria Amélia”, destacou. Também foram entregues réplicas da placa de reinauguração para amigos e familiares da homenageada.
Maria Izaneti Tavares, profissional que trabalhou na unidade desde que ela era conhecida como Antigo Pronto Socorro Infantil do Cariri (Psic), estava bastante emocionada por presenciar a reinauguração do hospital, agora bem mais moderno e equipado. “Hoje fico feliz de estar aqui vendo esse acontecimento, com esse hospital sendo inaugurado da forma que está, com uma estrutura maravilhosa, bem equipada que vai ser muito útil para as crianças”, comemorou.
Segundo Cícera Leite, moradora de Juazeiro do Norte, a entrega é motivo de festa. “Esperamos muito tempo por esse hospital e está lindo, vai fazer bem para a nossa população”, afirma.
A solenidade contou com a presença da Banda de Música Padre Cícero, além de apresentações culturais. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo prestigiaram o momento, que marca uma nova etapa na saúde infantojuvenil no município.
A conclusão do prédio, que contou com emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado André Figueiredo, é um convênio entre o Município e o Governo do Estado. O nome do prédio é uma homenagem à juazeirense Maria Amélia, primeira mulher a ocupar a presidência de um banco no Brasil.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.