O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, usou as redes sociais para questionar notícia que coloca o município como o mais violento do Brasil em 2024. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) a partir de dados do Anuário Brasileiro de Segurança. Neles Maranguape aparece como a cidade com maior taxa de homicídios entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. “Esse título é totalmente injusto, sensacionalista, equivocado, não reflete a realidade”, contestou o gestor.
Conforme o prefeito, a pesquisa levou em conta uma proporção de crimes por 100.000 habitantes, e não, números absolutos. De acordo com Átila, por esse índice Maranguape não aparece nem entre as mais violentas do Estado. Além disso, explicou ele, o estudo avaliou apenas municípios com mais de 100.000 habitantes, universo que representa apenas 6% dos municípios brasileiros. “Como podem dizer que um município é o mais violento do país excluindo 94% das cidades?”, questionou.
Ele reconhece que o município tem problemas de segurança pública por conta da guerra entre facções e que o fato é preocupante, mas destacou os números que apontam uma redução em 30% dos crimes violentes no primeiro semestre de 2025. “Vamos continuar trabalhando em parceria com o Governo do Estado, sobretudo na parte preventiva, que é o que compete mais ao município, para garantir paz aos moradores”, afirmou.