O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), anunciou que irá quitar os salários atrasados dos servidores municipais referentes a dezembro de 2024 em quatro parcelas, utilizando recursos próprios da Prefeitura. A decisão foi tomada após questionamentos do Ministério Público Federal (MPF) sobre a tentativa inicial de pagar os débitos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) de 2025, o que não é permitido pela legislação.
O caso começou quando o ex-vereador Professor Novinho (PSB) formalizou uma Notícia de Fato contra Rondilson Ribeiro, solicitando que o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) interviesse para garantir o pagamento dos salários deixados pela gestão anterior, comandada pelo ex-prefeito Dodó de Neoclides (PSB). O MPCE, ao analisar a situação, identificou que a atual administração planejava usar verbas do FUNDEB de 2025 para quitar as dívidas de 2024, o que fere a Lei 14.113/2020, que determina que os recursos devem ser aplicados no mesmo exercício financeiro em que são repassados.
Diante disso, o MPCE arquivou a Notícia de Fato e encaminhou o caso ao MPF, que determinou o envio de um ofício à Prefeitura de Salitre para esclarecimentos.
O prefeito Rondilson Ribeiro explicou que recebeu o município em situação financeira difícil e com estruturas sucateadas, mas garantiu que fará todo o esforço necessário para honrar os compromissos com os servidores.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC