PUBLICIDADE

Prefeito de Salitre garante retorno de operação carro-pipa

De acordo com o prefeito Rondilson Ribeiro, a expectativa é de que a operação Carro-Pipa esteja retornando a Salitre no próximo mês - (Foto: Reprodução/Internet)
De acordo com o prefeito Rondilson Ribeiro, a expectativa é de que a operação Carro-Pipa esteja retornando a Salitre no próximo mês – (Foto: Reprodução/Internet)

Em novembro de 2024, a Operação Carro-Pipa foi suspensa em alguns municípios da Região Nordeste. Na época, a suspensão ocorreu devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. No Ceará, um dos municípios afetados foi Salitre, na Região do Cariri. 

Porém, o retorno do serviço está com data programada. De acordo com o prefeito Rondilson Ribeiro (PT), a operação Carro-Pipa voltará a ser realizada em Salitre a partir do mês de fevereiro. 

O comunicado foi realizado pelas redes sociais.  Acompanhado do coordenador de Defesa Civil, Elias de Sinato, o prefeito compareceu à 10ª Região Militar para tratar da  retomada do serviço. “Viemos com o coordenador da Defesa Civil Municipal para colhermos informações sobre a operação pipa. Ela foi suspensa no município. No próximo mês estará voltando. Vamos fazer um planejamento para um novo redcarmento dos apontadores. O objetivo é fornecer água de qualidade e potável para a população do município de Salitre”, garantiu.

Operação Carro-Pipa

Programa do Governo Federal, a operação Carro-Pipa distribui água potável para o Nordeste e também para o Norte de Minas Gerais. Os municípios beneficiados são sempre os que foram afetados por estiagem ou seca: 

Criada em 2012, a ação é executada em parceria com o Exército Brasileiro. Como mencionado anteriormente, as cidades priorizadas são as enquadradas em situação de calamidade pública. 

Dentro dos municípios que cumprem os requisitos, existe uma hierarquia de público prioritário que deve atender à seguinte sequência:

  • Pessoas com deficiência;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas com crianças de colo;
  • Obesos.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir