O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 54ª Zona Eleitoral, iniciou uma investigação sobre as contas da campanha do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, mais conhecido como Braguinha (PSB). O motivo são algumas possíveis irregularidades que foram identificadas.
A promotora Priscila Rayana de Medeiros Souza, em parecer emitido nesta quarta-feira (27/11), observou inconsistências nos documentos apresentados. Eles indicam ocultação de fontes de recursos e doações feitas por indivíduos com rendas incompatíveis com os valores movimentados na campanha.
Além disso, foram apontadas omissões em contratos e pagamentos a empresas com capacidade limitada para os serviços descritos, além de doações suspeitas que somam R$ 108,7 mil. Diante disso, a promotora ressaltou a necessidade de esclarecer a origem dos recursos, mencionando indícios de arrecadação ilícita, abuso de poder econômico e político, além de possível fraude.
Com base nas evidências apresentadas, o MPE solicitou a quebra de sigilo bancário e fiscal do gestor, dos doadores Francisco das Chagas Magalhães Paiva e Francisca Laysse dos Santos Cruz, e das empresas Paiva Centro de Serviços Contabilidade Pública e Empresarial Eireli e DT Serviços Locação de Estruturas e Eventos Eireli. Esses envolvidos têm um prazo de três dias para fornecer as informações requisitadas.
Após a análise dos dados, o Ministério Público Eleitoral emitirá um parecer final, que será enviado à Justiça Eleitoral para que a decisão sobre a aprovação ou rejeição das contas de campanha seja tomada. Até o momento, o prefeito reeleito não se manifestou publicamente sobre o caso.
Confira o documento na íntegra. Clique aqui.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.