PUBLICIDADE

Prefeito deve abrir sindicância para investigar tragédia em Guaraciaba

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a 220km de Fortaleza, encontra-se sob intervenção da Prefeitura desde setembro de 2022, ficando a cargo da Secretaria de Saúde a supervisão de todas as ações. Por meio de portaria, a pasta determinou a abertura de um Procedimento Administrativo para apuração do caso que envolveu uma mãe e suas duas crianças, que morreram no equipamento de saúde. A iniciativa da apuração deste evento partiu do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que afirmou que tem o objetivo  de garantir a lisura dos serviços oferecidos pelo hospital.

Grávida de gêmeas, Madalena Marques Veras, moradora de Guaraciaba do Norte, passou por momentos aflitos na unidade de saúde de Sobral, após ser atendida no município em que residia e também na cidade de Tianguá. Em depoimento exclusivo À REDE ANC, a secretária da Saúde de Guaraciaba, Ana Maira Ximenes, lamentou o triste caso que chocou todo o Ceará. De acordo com a titular da pasta, mesmo sendo uma gravidez de risco, o falecimento que vitimou três pessoas pegou a todos de surpresa.

“É lamentável o que aconteceu com Madalena e suas filhas. Era uma gestão de auto risco e de gêmeos, mas a Prefeitura, através da sua Secretaria, acompanhou passo a passo esse processo. Foram realizados inúmeros exames com médicos do município, inclusive pelo doutor Elinaldo Freitas, ginecologista obstetra”.

Ainda conforme Ximenes, Elinaldo foi o responsável por encaminhar a paciente e encaminhá-la ao hospital de Tianguá.  “De maneira alguma o município foi negligente ou omisso. Realizaram todos os procedimentos que deveriam fazer”, afirmou.

A secretária Ana Maira afirmou que a causa das mortes ainda são desconhecidas. A REDE ANC procurou o prefeito de Guaraciaba do Norte. Até o fechamento da matéria, não foi obtido um retorno. A família das vítimas foi ao hospital de Guaraciaba do Norte e solicitaram o histórico de transferência. Todos aguardam o resultado final da perícia.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir