PUBLICIDADE

Prefeito e vice de Barroquinha têm mandato cassado

Mesmo declarado inelegível, o prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, afirmou que está com o nome à disposição em caso de novas eleições - (Foto: Reprodução)
Mesmo declarado inelegível, o prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, afirmou que está com o nome à disposição em caso de novas eleições – (Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE‑CE) confirmou nesta terça-feira (08/07) a decisão que destitui o prefeito Jaime Veras (PSD) e sua vice, Carmen Lúcia, do comando do município de Barroquinha. O órgão também cassou os mandatos de cinco vereadores e dois suplentes: Arlene Alves, Genilson Moreira, José Maurício, Irmão Airton e Maria Andreína.

O grupo de políticos citado é acusado de transferir verbas eleitorais destinadas a candidaturas de mulheres e pessoas negras para financiamentos de candidatos brancos e masculinos. No entendimento da Justiça Eleitoral, esse ato viola as cotas legais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

A cassação foi unânime e imediatamente válida, tornando todos os envolvidos inelegíveis por oito anos. Essa punição está prevista na Lei Complementar nº 64/1990. Agora, o TRE vai comunicar oficialmente a Câmara Municipal para iniciar o processo que pode levar à realização de eleições suplementares para preencher os cargos.

Os cassados ainda podem recorrer da decisão, mas enquanto isso, os mandatos ficam suspensos. Pelas redes sociais, o prefeito Jaime Veras se posicionou. O gestor opinou e avaliou a decisão como injusta, mas reafirmou a confiança de que a sua inocência e dos demais colegas políticos será provada no decorrer das investigações.

“Fomos caçados por uma acusação de gasto irregular que jamais praticamos, achando que podia comprar a consciência do nosso povo. E eu digo com firmeza, a Justiça não me tornou inelegível e eu continuo ficha limpa. Se houver nova eleição, se necessário, eu sou candidato”, destacou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir