O gestor foi acompanhado do secretário de saúde do município, e do assessor do deputado federal José Guimarães (PT)
Durante toda a semana passada o prefeito de Potengi, Edson Veriato (PT) esteve em Brasília com agenda repleta de compromissos buscando conseguir recursos para viabilizar melhorias na oferta do serviço público para população do seu município. O gestor foi acompanhado do secretário de saúde do município, Anderson Ribeiro, e do assessor do deputado federal José Guimarães (PT), Higor Carlos.
Entre várias agendas, podemos destacar uma reunião com Hilário Marques, assessor especial do ministério das relações institucionais do governo federal. A reunião aconteceu no palácio do planalto, ocasião onde teve a oportunidade de tratar de diversos assuntos relacionados ao município de Potengi, e recebeu do secretário o compromisso de seu empenho e articulação junto aos ministérios, em busca de solução para as diversas demandas apresentadas pelo prefeito.
Seguindo a agenda, o Prefeito esteve no ministério da saúde onde, junto com o secretário de saúde do município e do assessor do deputado José Guimarães, Higor Carlos, participaram de uma reunião com técnicos do ministério da saúde, em busca de solução para diversos problemas na saúde do município.
Prefeito e secretário, relataram ao ministério da saúde que, ainda no governo Bolsonaro, o ministério havia reduzido o recurso de custeio do hospital, repasse esse que seria mensal. A diminuição de tal valor girou em torno de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais), o que já era insuficiente. Com a diminuição, o valor recebido hoje é de 3 mil reais mês. Mesmo assim o município vem fazendo investimentos na saúde, e garantindo praticamente com recursos próprios, a oferta de atendimento hospitalar a população, e ampliando a oferta de serviços de especialidades médicas como ginecologia, pequenas cirurgias entre outras especialidades.
Na ocasião, também foi tratado da necessidade urgente de revisão do teto MAC de indicação parlamentar para o município.
O prefeito ainda esteve no ministério da educação, onde conversou com a senhora Raquel Moreira, que é coordenadora Geral do MEC. O gestor pode debater as demandas relacionadas as dificuldades enfrentadas na educação do município, bem como solicitar celeridade na liberação e andamento de diversos projetos que estão em tramite no ministério.
No ministério da Cultura o prefeito conseguiu aprovação da lei Paulo Gustavo, além de protocolar e viabilizar vários projetos que devem potencializar a identidade cultural do município.
Já no ministério do meio ambiente, Edson Veriato, o prefeito de Potengi esteve reunido com o gerente de projetos, Rodrigo King Lon Chia, e trouxe em pauta a solicitação e o apoio para criação do Parque Ambiental de Preservação da Fauna e Flora do bioma da caatinga. Uma visita técnica foi solicitada para realização de estudos de viabilidade.
Além destas agendas em Brasília, Veriato ainda manteve reuniões com diversos parlamentares como José Guimarães, líder do governo e parceiro da gestão municipal.
Neste encontro o prefeito e deputado discutiram questões administrativas que trarão muitos benefícios a Potengi, bem como questões políticas, tendo em vista que o prefeito conta com o importante apoio político do deputado dederal e líder do governo, José Guimarães, para seu projeto e sua reeleição em 2024.