O prefeito eleito de Sobral, Oscar Rodrigues (União), anunciou que um dos primeiros atos de sua gestão será a mudança do nome da Praça de Cuba, localizada no centro da cidade, para Praça da Bíblia. A medida está alinhada com seu posicionamento político e visa atender à base conservadora que o elegeu.
Em entrevista, Oscar justificou a decisão, afirmando que a atual denominação não faz sentido para Sobral. “O que é que Sobral tem a ver com Cuba? Talvez não tenha nem ninguém de Sobral que conheça Cuba. Então, por que Cuba? Cuba é um país comunista e nós, brasileiros, não temos comunismo aqui implantado nesse país”, declarou o prefeito eleito.
A Praça de Cuba foi inaugurada em 2004, durante a gestão do então prefeito Cid Gomes, com um show do cantor Leonardo. O local abriga uma estátua do poeta cubano José Martí, considerado um ícone da independência de Cuba. Para Oscar Rodrigues, a praça e sua simbologia são fruto de uma “invenção” do ex-prefeito. “Isso aí foi uma invenção de um ex-prefeito, e pra mim não está valendo”, afirmou, referindo-se a Cid Gomes.
A proposta de mudança de nome da praça está sendo vista como uma forma de reafirmar a oposição de Oscar Rodrigues ao comunismo, uma pauta que tem ganhado força no discurso de políticos conservadores em diversas partes do país. “Eu quero fazer justamente uma antítese”, explicou o prefeito eleito. “O comunismo é totalmente contrário à democracia, e o que a Bíblia prega é a democracia.”
A nova denominação, Praça da Bíblia, é uma sugestão que, segundo Rodrigues, surgiu a partir de seus assessores, e tem como objetivo fortalecer os valores que ele acredita serem fundamentais para sua gestão. A mudança deve acontecer nos próximos meses, após a posse de Oscar Rodrigues no cargo