
Após uma ação movida pela oposição do município, a Justiça Eleitoral da 28ª Zona cassou os mandatos de Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte; e Tarso Magno, vice-prefeito da cidade do Cariri. Em decisão proferida nesta segunda-feira (30/06), a Justiça considerou que as duas figuras públicas cometeram abuso de poder político nas eleições de 2024.
Caso o atual cenário persista, Juazeiro do Norte deverá realizar eleições suplementares para a escolha de novos gestores. Além da perda do mandato, o prefeito Glêdson Bezerra poderá acarretar outra punição: a inelegibilidade pelo período de oito anos.
No entanto, é válido informar que prefeito e vice ainda podem recorrer da decisão. Segundo as denúncias apresentadas na ação, a Prefeitura de Juazeiro do Norte teria aumentado (de forma exagerada e irregular)a distribuição de benefícios sociais.
A distribuição de itens como óculos, aparelhos auditivos, próteses dentárias e cestas básicas teria agravado ainda mais o cenário, justamente pelo fato de a entrega ter sido registrada em ano eleitoral.
Prefeito Glêdson Bezerra tem mandato cassado pela Justiça, mas afirma que irá recorrer
De acordo com o juíz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, responsável por proferir a sentença, “houve um claro uso da máquina pública para conquistar votos da população mais carente”. Ainda conforme o magistrado, essa prática fere um dos princípios da disputa eleitoral, desequilibrando a disputa e ferindo a igualdade entre os candidatos.
Em nota, Glêdson Bezerra afirmou ter confiança na Justiça e comunicou que vai recorrer da decisão. “Recebo com tristeza, mas também com serenidade, a decisão proferida pela Justiça Eleitoral de Juazeiro do Norte. Tenho plena consciência da responsabilidade que assumimos diante da população e, por isso mesmo, reafirmo que recorreremos da decisão em segunda instância, com a confiança de que a verdade prevalecerá”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.