O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, esteve nesta segunda-feira (20) acompanhando a limpeza do canal do bairro São Miguel, realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT) e do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac). O serviço faz parte do plano operacional de ação da prefeitura para a quadra chuvosa do município em 2025.
“É nossa obrigação enquanto gestor trabalhar para garantir o mínimo de dignidade para essas famílias que moram em áreas de risco e que sofrem todos os anos com alagamentos e inundações causados pelas chuvas. A gente sabe que esse serviço de limpeza não resolve por completo a situação, mas ameniza os alagamentos. Portanto, onde for ponto crítico de alagamento, a Prefeitura de Caucaia estará lá, trabalhando para reduzir os impactos da chuva na vida da população”, afirmou Naumi, acompanhado da vice-prefeita, Priscila Menezes.
O serviço contou com capinação, varredura e maquinário para remover a vegetação e entulhos despejados irregularmente nos canais, que impediam o escoamento da água. “A pedido do prefeito Naumi Amorim, o nosso trabalho de limpeza dos canais será contínuo, com planejamento estabelecido, com pontos críticos de alagamentos identificados para agirmos com efetividade no problema”, ressaltou Alberto Rocha, secretário da SPT.
O canal do bairro Arianópolis já está passando por serviços de limpeza realizados pela Prefeitura de Caucaia. Em seguida, o canal do bairro Conjunto Metropolitano (Picuí) será contemplado pela ação, com previsão de início para esta semana. O planejamento no Picuí inclui o mapeamento de pontos críticos de alagamento e a construção de uma barreira de contenção.
Plano de Ação
O Plano Municipal de Ação para a quadra chuvosa de 2025 tem como objetivo principal prevenir e minimizar os impactos das chuvas em Caucaia, especialmente em áreas de risco sujeitas a alagamentos e inundações.
Integrando diferentes secretarias e órgãos municipais, o plano estabelece estratégias para o mapeamento e monitoramento de encostas, rios, lagos e regiões com infraestrutura mais vulnerável. Inclui a realização de obras de drenagem, limpeza de canais, galerias pluviais e bueiros, além do corte e poda de árvores identificadas como perigosas.
O documento também contempla ações emergenciais de saúde, como o reforço no abastecimento de insumos e o fortalecimento das equipes médicas nas unidades básicas da Rede Municipal de Saúde de Caucaia.
Na área de assistência social, o plano prevê acolhimento imediato para famílias que eventualmente ficarem desabrigadas, com a instalação de abrigos temporários em escolas municipais. As vítimas receberão suporte integral da Prefeitura, incluindo alimentação, emissão de documentos perdidos e acesso a outros serviços essenciais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC