
A Prefeitura de Fortaleza confirmou que tem conhecimento do interesse do Sistema Fecomércio em colaborar com a administração dos equipamentos públicos: Mercado dos Pinhões e Mercado São Sebastião. De acordo com a gestão municipal, a possibilidade de parcerias institucionais é analisada de forma contínua, com foco no aperfeiçoamento da gestão pública, na valorização do patrimônio urbano e no fortalecimento das atividades econômicas e culturais.
A expectativa é que, no primeiro trimestre de 2026, sejam apresentados projetos de médio e longo prazo, prevendo modernização das estruturas, definição do conjunto de serviços, ampliação das opções de entretenimento, cultura e lazer e integração dos equipamentos ao entorno urbano, com atenção à requalificação do Centro e ao fortalecimento do turismo local. Segundo a Fecomércio, o processo encontra-se em fase inicial, com a realização de estudos e levantamentos técnicos.
Em nota, a Fecomércio Ceará informou que mantém, desde 2021, como diretriz estratégica, o fortalecimento de parcerias com o poder público municipal, estadual e federal, voltadas à modernização de estruturas, ampliação de serviços à população e estímulo ao desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico. A entidade ressaltou que, ao longo desse período, diversas parcerias foram consolidadas em diferentes regiões do Ceará.
Entre os exemplos mencionados está a implantação da Escola de Gastronomia e Hotelaria no entorno da Estação das Artes, em parceria com o Governo do Estado. No âmbito municipal, a Fecomércio aponta parceria com a Prefeitura de Maracanaú na gestão de um Restaurante Popular em funcionamento há dois anos. Em Viçosa do Ceará, a entidade cita a administração de um restaurante pelo governo municipal, aliada à oferta de qualificação profissional pelo Senac.
Em Fortaleza, a Fecomércio destacou a entrega do novo Restaurante Popular, resultado de parceria com a Prefeitura e a União, que cedeu o imóvel por meio de política de destinação social. O restaurante foi inaugurado na última segunda-feira (22) e deve servir diariamente cerca de 1.000 refeições, além da distribuição de kits de higiene e da oferta de cursos de qualificação.
A entidade confirmou ainda a parceria com a Prefeitura de Fortaleza para estudos e análises relacionados à futura gestão compartilhada do Mercado dos Pinhões e do Mercado São Sebastião.
De acordo com a entidade, todas as propostas serão construídas em diálogo permanente com os permissionários, reconhecendo a importância deles para o funcionamento dos equipamentos, e que eventuais ajustes e melhorias serão realizadas de forma conjunta. Também estão previstas ações de qualificação e capacitação profissional desenvolvidas pelo Sesc e pelo Senac, com apoio de parceiros do Sistema S, como o Sebrae.
O diretor regional do Sesc no Ceará, Henrique Javi, afirmou que as negociações com a Prefeitura de Fortaleza ocorrem há cerca de um ano e que o processo envolvendo o Mercado dos Pinhões está em fase final, ao mesmo tempo em que é desenvolvido um trabalho conjunto para o Mercado São Sebastião.
No histórico da articulação, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), busca viabilizar, junto à Fecomércio, um projeto de revitalização do Centro da cidade. A iniciativa também envolve um terreno de 3.723 metros quadrados, vizinho ao Mercado dos Pinhões, adquirido pela Prefeitura em troca de uma área no entorno da Lagoa do Colosso.
O imóvel fica na rua Tenente Benévolo, esquina com a rua Gonçalves Ledo e a praça Visconde de Pelotas, e é considerado estratégico pela gestão municipal desde a administração anterior. Questionada sobre detalhes desse terreno e sua eventual inclusão nos estudos, a Fecomércio não detalhou o assunto.


