
A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta segunda-feira (1º), a Guarda Comunitária Escolar (GCE), novo segmento da Guarda Municipal (GMF) voltado ao reforço da proteção nas unidades de ensino da Capital. Durante a cerimônia, realizada no Centro Integrado de Segurança (Cisfor), foram entregues 12 viaturas para dar suporte à atuação da nova equipe.
Com investimento anual de R$ 1.527.766,40, os agentes da GCE atuarão nas escolas da rede municipal, monitorando os arredores, entradas e saídas de estudantes por meio de câmeras e sistemas de vigilância. Eles também participarão de encontros com pais e responsáveis.
A GCE dá continuidade ao trabalho já realizado pela antiga Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), agora com estrutura mais robusta e presença ampliada nas instituições de ensino, conforme a Prefeitura. A nova configuração busca aumentar a capacidade de resposta e a presença ostensiva nas áreas escolares.
Cada uma das 12 regionais da cidade será contemplada com uma viatura, e o programa contará com 72 agentes capacitados por meio do Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM).

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a GCE vai atuar em parceria com a Célula de Segurança Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), “realizando rondas diárias e patrulhamento ostensivo, especialmente em unidades que necessitem de maior atenção da segurança”.
Durante o evento de lançamento, o prefeito Evandro Leitão (PT) afirmou que a ação não é uma resposta direta aos recentes episódios de violência que afetaram aulas em escolas de bairros como Vicente Pinzón e Papicu, pois a mesma já fazia parte do Plano de Restruturação da Segurança Pública de Fortaleza.
“Estamos trabalhando para cuidar da educação e proteger quem vive o dia a dia das nossas escolas. Sabemos que a segurança é um grande desafio, mas seguimos firmes, realizando avanços como nomeação de novos guardas, qualificação do efetivo e o alinhamento com as forças de segurança estaduais e nacionais, para levar cada vez mais proteção à população da nossa cidade”, disse.
Já o coronel Márcio Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), afirmou que a iniciativa vai aprimorar a atuação preventiva nas proximidades e dentro das escolas.
“A Guarda Comunitária Escolar atuará com mais proximidade das comunidades, criando vínculos com alunos, professores e famílias, garantindo mais segurança e um cuidado ainda maior com o ambiente escolar.”