PUBLICIDADE

Prefeitura de Caucaia suspende Carnaval 2026 para conter gastos

Foto: Reprodução

O município de Caucaia não terá programação oficial de Carnaval em 2026. O anúncio foi feito na segunda-feira (19) pelo prefeito Naumi Amorim (PSD), que justificou a decisão pela necessidade de priorizar a manutenção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde, dentro de um conjunto de ações de ajuste e responsabilidade fiscal.

Segundo a Prefeitura, este será o segundo ano consecutivo sem Carnaval custeado com recursos públicos. A gestão informou que, mesmo sem programação oficial, o reforço na segurança será mantido durante o período festivo, com atuação da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito. Eventos privados poderão ocorrer, desde que respeitem a legislação vigente e as normas de segurança.

A decisão ocorre em meio a medidas de contenção de gastos adotadas pela administração municipal e também ao reconhecimento de situação de emergência por conta da estiagem, condição que atinge dezenas de municípios cearenses. Caucaia está entre as cidades que tiveram a emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O cenário não é isolado. Ao todo, mais de 30 municípios do Ceará se encontram em situação de emergência. Entre eles está Tauá, que também anunciou o cancelamento do Carnaval para preservar o equilíbrio financeiro e garantir investimentos em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), não há impedimento legal para a realização de festas carnavalescas em municípios em situação de emergência. No entanto, as prefeituras que optarem por custear eventos com recursos públicos precisam comprovar que não haverá comprometimento do equilíbrio administrativo e financeiro.

Além de Caucaia e Tauá, integram a lista de municípios em situação de emergência cidades como Quixadá, Boa Viagem, Morada Nova, Mombaça, Itapajé, Acopiara, Jaguaribara e Parambu, entre outras.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir