As inscrições para os concursos públicos da Prefeitura de Fortaleza já estão abertas. O intuito é preencher vagas na Procuradoria Geral do Município (PGM) e na Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor). No total, são oferecidas 43 vagas distribuídas entre diferentes funções.
Para a PGM, há 11 vagas para analista, enquanto a ACFor disponibiliza 11 vagas para analista de regulação e duas para auditor. A remuneração inicial inclui um salário base de R$ 7.253,44, acrescido de gratificações por desempenho e adicionais conforme titulação, com carga horária de 40 horas semanais. Além desses, a Prefeitura também abriu edital para o concurso da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), com 12 vagas, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira, 21.
Os candidatos podem se inscrever através de um formulário disponível online. O prazo para o concurso da PGM vai até 6 de novembro, enquanto o da ACFor termina no dia 10 de novembro. Em ambos os concursos, 20% das vagas são reservadas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência.
Para concorrer aos cargos da PGM, é necessário ter diploma de nível superior em áreas como Ciências Contábeis, Administração, Economia, Ciências Atuariais, Direito, Engenharia, Estatística ou Ciências da Computação. Já os candidatos para a ACFor, na função de analista de regulação, precisam possuir formação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Ciências da Computação ou outros cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Também é preciso ter registro no conselho profissional correspondente. Para o cargo de auditor, é exigida graduação em controladoria e auditoria, também com registro profissional.
O processo seletivo será composto por quatro fases. A primeira consiste em uma prova escrita objetiva, com caráter eliminatório. A segunda fase será a avaliação de títulos, que tem caráter classificatório. Para os candidatos autodeclarados negros que forem aprovados na fase anterior, haverá uma terceira etapa, o procedimento de heteroidentificação. Por fim, a última etapa é a avaliação biopsicossocial, direcionada aos candidatos com deficiência, também de caráter eliminatório.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.