
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, assinaram nesta sexta-feira (31/10), no Paço Municipal, o Termo de Cooperação que cria a Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.
A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza para Todas as Idades e do Plano Fortaleza Inclusiva, que reúnem ações voltadas à garantia de direitos e ao fortalecimento das políticas públicas para a população idosa.
Entre os parceiros da rede estão o Ministério Público do Ceará, a OAB-CE, a Defensoria Pública, o TJCE, a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Uece e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Durante o evento, Gabriella Aguiar, que também é médica geriatra, destacou a importância da ação:
“Desde o meu mandato como deputada estadual, eu acompanhava essa reivindicação que vem desde 2006, com a primeira Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que é a criação das redes municipais. Hoje concretizamos uma demanda antiga das pessoas idosas. A criação da rede reconhece o trabalho conjunto entre instituições e sociedade civil, deixando um legado que vai além de gestões.”
A vice-prefeita anunciou ainda que, em dezembro, serão entregues a primeira Instituição de Longa Permanência Pública para Idosos de Fortaleza e um Centro-Dia voltado ao cuidado e à convivência da pessoa idosa.

